Ano Novo Chinês

O Ano Novo Chinês, ou A Festa da Primavera (春节 Chūn Jié), é uma celebração do ano novo, de acordo com o calendário Chinês, celebrada pela China e por outros países asiáticos.

Este calendário é lunissolar, daí a comemoração também se chamar o Ano Novo Lunar. A cada ano lunar é associado um dos doze animais: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco. 

O Ano Novo Lunar de 2020 começou a 25 de Janeiro e este é um ano do rato.

No dia antes do Novo Ano, a família reúne-se para jantar em conjunto (年夜饭 – Nián Yè Fàn), e vê A Gala da Festa da Primavera (春节联欢玩会 Chūn Jié Lián Huān Wǎn Huì), um programa da televisão nacional. À meia-noite, acontece o fogo de artifício. 

Os dias da festa são um momento de reunião das famílias e uma vez que as famílias chinesas são grandes, esta festa é um evento muito importante.

Tradicionalmente, as crianças recebem os envelopes vermelhos (红包 Hóng Bāo) que contêm dinheiro, que se chama 压岁钱(Yā Suì Qián). Os Chineses acreditam que os envelopes vão afastar os espíritos malignos e atrair sorte e fortuna.

A Festa da Primavera é uma festa muito importante para os Chineses. Não te esqueças de desejar aos teus amigos chineses, ou de outras nacionalidades, “Feliz Ano Novo!” ou “新年好!”(Xīn Nián Hǎo).

Emília C. (11ºA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *