“UMA AVENTURA TODO-o-TERRENO…” ERASMUS+

De 30 de novembro a 7 de dezembro de 2019, decorreu a quarta reunião de trabalho em Sofia/Vratza, na Bulgária, juntando as delegações de todas as escolas parceiras.

 A delegação portuguesa contou com a participação de:

seis alunos – Clara P., Simão B., Mafalda P., Luísa F. (9º E) e Paulo C. e Jailson M. (12º D);

quatro professores da EBS Passos Manuel – Mónica O., Manuel S., Fernando F. e Vera S.

Nesta fase, estava prevista, para além da habitual European Evening e da imersão cultural, a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos, nomeadamente, a visualização do eBook Superheroes, a produção do Calendar Generations on the Lens, a exploração da plataforma eTwinning e a realização do workshop “Internet is not such a devil”. Para estas apresentações usou-se tecnologias de interação entre jovens e seniores e a apresentação de um Anti-herói vs Super-herói.

Seguem-se testemunhos de alguns alunos:

«Esta foi a primeira vez que saí de Portugal, a primeira vez que andei de avião e a primeira vez que vi neve. Estou realmente agradecido pela oportunidade. Na minha família de acolhimento fizeram tudo para eu me sentir bem, mesmo com poucos recursos. A equipa portuguesa é aquela em que os alunos trabalham mais unidos com os professores»
Paulo C. (12.º D)

«Acho que aprender Inglês vai ser uma prioridade para poder trabalhar, comunicar e viajar. Esta viagem foi muito importante em todos os aspetos mas principalmente abriu-me outras perspetivas. (…) Fui bem recebido pela família e, mesmo sem gostar de toda a comida, metade do meu coração ficou na Bulgária»
Jailson M. ( 12.ºD)

«A primeira noite, a deambular num aeroporto (Istambul), depois de uma viagem de avião com partida de Lisboa com um atraso de quase 2 horas e que nos fez perder a ligação seguinte até Sofia, tarde nos apercebemos que não havia mais nenhum voo para a Bulgária naquele dia. (…) Foi um momento extremamente marcante para todos e para mim, porque foi a primeira vez em que me senti privada de liberdade, pois não fomos autorizados a sair daquele aeroporto por questões legais e burocráticas. O local mais próximo que estive de me sentir livre foi estar num terraço rodeada por grades e de certa forma ajudou-me a perceber, mesmo que de uma maneira muito superficial e incomparável, o que sentem os imigrantes quando são barrados ao tentar entrar na Europa. O dia que mais nos trouxe alegria, felicidade e espírito de união, foi sem dúvida, a viagem pelas montanhas, não só pela beleza da paisagem, pelo contacto com as tradições búlgaras, pela visita ao Mosteiro Troyan, como também pela importância de reconhecer que a comunicação entre cada um de nós pode não ser só verbal. Muitos dos alunos dos vários países pouco ou nada sabiam de inglês, mas com a ajuda da paisagem envolvente, da neve, das brincadeiras com bolas de neve, de muitos sorrisos, gargalhadas conseguimos passar um dia rodeados de boa energia e companhia.
Um dos momentos mais comovente foi a demonstração das danças e das músicas dos vários países, pois é impressionante como na arte se refletem as culturas, a organização social da população, o momento histórico em que a região se encontra,
A apresentação sempre muito especial foi a da escola cipriota. Um trabalho de equipa fantástico entre professores e alunos!
Concluindo, esta experiência foi importantíssima para conseguir obter mais uma lente para adicionar à grande lupa com que observo o que me rodeia. Aprendi que não nos podemos deixar ficar pelo que vemos, porque ver é diferente de observar, ver é olhar para o exterior do que nos passa à frente do nariz, observar é procurar e interpretar o que não está à vista.»
Clara P. (9.ºE)

Discurso de despedida de um aluno português:
« I’m very proud of portuguese team for the work we have been doing together. I would also like to thank the portuguese teachers for all the support they gave to us, for working side by side and for doing all they could for us. Thank you teachers: Mónica, Manuel, Vera, Fernando and Irene. Also, I would like to thank our school and this Erasmus Project for all the opportunities we are living»
Paulo C. (12.ºD)

Secondary School Vasil Kunchov  – Entrada da escola
Corredor da Escola
Visita a Exposição de Artes Tradicionais
Vista do Hotel
Neve… Muita neve

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.