O Espaço vai à Escola – À conversa com um astrofísico

No dia 07 de outubro de 2020, a convite da professora Mónica O., o astrofísico Alexandre Cabral realizou uma palestra, via Zoom, inserida na comemoração da Semana Mundial do Espaço, dirigida às turmas D do 11.º e do 12.º ano do Curso de Informática da Escola BS Passos Manuel, subordinada ao tema “Os grandes telescópios do Observatório Europeu do Sul”.

Durante a apresentação, foram explorados diversos conceitos começando pelo início de “tudo”: a evolução do sistema óptico dos telescópios e algumas das principais descobertas.

A palestra foi muito interessante e acessível, deixando-nos orgulhosos pela presença de um astrofísico português numa equipa internacional a trabalhar na vanguarda da evolução tecnológica necessária aos telescópios do Hemisfério Sul (Chile).

Uma das curiosidades da localização dos telescópios estar no Hemisfério Sul prende-se com o facto de o céu ser mais limpo e estar mais próximo do centro da galáxia.

Muito poderia ser dito, desde o 1º Telescópio de Galileu com 40 mm de diâmetro, sem esquecer o contributo de Newton que adicionou um espelho côncavo ao sistema de lentes. A salientar que nos “Telescópios do Sul” os espelhos são conjuntos com o diâmetro de um campo de futebol.

Uma das notícias sensacionalistas – “EXPRESSO deteta planeta onde chove ferro”- foi explicada com base no método das velocidades radiais para deteção de exoplanetas e na informação dada pelos espetrógrafos sobre elementos existentes tanto no sol como em outros planetas. Um planeta em redor de uma estrela capta emissão azul ou vermelha que corresponde, respetivamente, a aproximar-se ou a afastar-se .

Em resposta à questão colocada ao astrofísico pelos alunos da turma 11.º D:

«Qual a necessidade de existirem informáticos/programadores na sua equipa?»

 Alexandre Cabral respondeu:

«Trata-se de uma Equipa interdisciplinar de programadores e astrofísicos. A Computação é particularmente importante na automação do movimento do telescópio e na interpretação de dados.»

Ficou a promessa de uma próxima sessão que permitirá aprofundar mais questões de Óptica e Radiação que estes alunos estudam na disciplina de FQ (módulo F3).

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