Passos passa a ter Academia de Líderes UBUNTU

Na semana de 23 a 27 de setembro de 2019, decorreu na nossa Escola a semana de formação da Academia de Líderes UBUNTU. Trata-se de uma Academia que visa capacitar jovens com elevado potencial de liderança para servir a comunidade escolar, no sentido de ajudar professores, alunos, auxiliares e pais a tornarem-se melhores pessoas. 

“Eu sou porque Tu és. Eu só posso ser Pessoa, através das outras Pessoas”. Ou seja, reconhecer o Outro e a sua dignidade como algo que me diz respeito e pelo qual sou responsável.  Esta é a ideia subjacente ao conceito africano UBUNTU, que significa acolhimento, respeito, entreajuda, partilha, comunidade, cuidado, confiança e generosidade.

Foi uma semana muito produtiva! Os 23 alunos que fizeram parte desta formação eram oriundos de várias turmas desde o 8º até ao 12 º ano e participaram nesta dinâmica marcada por uma dimensão experiencial e relacional.

Os alunos tiveram a oportunidade de experienciar várias dinâmicas em que consolidaram e melhoraram o seu  autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e o serviço (pilares em que a metodologia UBUNTU se estrutura). Os alunos tiveram também a oportunidade de conhecer e ouvir testemunhos de pessoas  que trabalham em contextos desfavoráveis e que venceram obstáculos na sua vida. Tivemos o grande apoio das formadoras, Luísa Vidal e Juliana Meira, da Academia de Líderes UBUNTU.

Este foi o primeiro PASSO para a dinamização de um Clube UBUNTU na nossa Escola. Fazem parte desta equipa os Professores Ana Sofia Azevedo, Berta Vale, Nuno Tavares, Paulo Sousa, Paulo Vilela e Raquel Pereira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.