Missão

O Agrupamento de Escolas Passos Manuel deseja proporcionar aos seus alunos oportunidades de acesso ao conhecimento e experiências de aprendizagem significativas, tornando-os autónomos e responsáveis na comunidade, independentemente da sua condição socioeconómica, cultural ou outra.

A valorização do Saber e o respeito pela Pessoa Humana são pedras basilares na nossa proposta educativa.

Esta é a missão a que nos propomosmos.

Visão

Pretendemos que a igualdade de oportunidades, promotora do sucesso escolar de todos os alunos, seja mais do que uma utopia.

Desejamos construir uma escola inclusiva que assuma a diversidade intercultural como fonte de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e coletivo.

Queremos que os nossos alunos desenvolvam competências para o exercício de uma cidadania ativa e informada e que possam vivenciar o sucesso educativo e pessoal.

Valores fundamentais

Colaboração

Cooperação

Exigência

Participação

Partilha

Respeito pela diferença

Respeito pela diversidade cultural

Responsabilidade

Rigor

Solidariedade

Tolerância

Passos... para uma Escola Intercultural

Promover o acolhimento, a inclusão e o sucesso educativo das crianças e jovens tem sido uma prática das equipas pedagógicas das Escolas do Agrupamento.

Na sequência do trabalho realizado nos últimos anos, em 2016/17 fomos distinguidos com o Selo Intercultural que nos permitiu integrar a Rede de Escolas para a Educação Intercultural (REEI).

Está em implementação o projeto “Passos… para uma escola intercultural” financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).

Ver Projeto.