Rádio Passos, Contigo a cada Passo

Clique aqui. Conheça o nosso Projeto de Rádio e oiça as Emissões em Podcast.


 

Vamos Aprender Português! - Espaço I

Esta ação, criada no âmbito da implementação do Despacho 2044/2022, funciona na sala contígua ao BE/CRE da Escola Passos Manuel.

É um dispositivo para o acolhimento de alunos migrantes recém-chegados que não tenham o Português como língua materna ou que não tenham tido o Português como língua de escolarização.

No primeiro dia de frequência da escola, os alunos e respetivas famílias são convidados a participar no “Dia de Boas-Vindas” que inclui uma visita aos espaços escolares, o contacto com os principais serviços existentes e o esclarecimento sobre aspetos da organização da vida escolar.

Os alunos recém-chegados são matriculados numa turma de vinculação onde cumprem parte do tempo total previsto na matriz curricular-base do respetivo ano de escolaridade.

Na sala do Espaço I, durante os primeiros meses da sua entrada no sistema educativo português, frequentam os restantes minutos/semana da matriz curricular-base desenvolvendo atividades de reforço às aprendizagens da língua portuguesa e de outras disciplinas com o apoio de uma equipa de docentes multidisciplinar.

Com a criação desta ação, pretende-se, também, que o bem-estar se desenvolva de forma positiva para todos os intervenientes, fazendo da escola um lugar inclusivo e feliz.

Aqui pode saber mais sobre esta Ação.

 

Erasmus+ 2021/2027 - Novos rumos, novos horizontes...

Com vista à participação em ações de desenvolvimento profissional internacionais, no âmbito do Programa Erasmus+ 2021-2027, o Agrupamento de Escolas Passos Manuel integra, atualmente, um consórcio com o Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor (entidade promotora) e com o Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro.

AQUI pode ter acesso ao resumo deste projeto.

O processo de candidatura dos participantes do nosso Agrupamento para as mobilidades 2023/24 decorreu  entre entre 3 e 13 outubro 2023.

No dia 23 de outubro, foi conhecida a lista dos candidatos selecionados  que irão participar nas mobilidades.

BE/CRE

O Projeto BE/CRE envolve a dinamização das duas bibliotecas escolares do nosso Agrupamento: a Biblioteca Escolar Inês Cosme (EBS Passos Manuel) e a Biblioteca Escolar Helena Vaz da Silva (EB1 das Gaivotas).

As atividades desenvolvidas pelas duas professoras bibliotecárias visam o apoio, de um modo geral, às atividades curriculares dos alunos.  Pretendem, ainda, incentivar a formação de leitores e produtores de conhecimento, a promoção da igualdade de oportunidades no acesso à informação, a promoção da criatividade e do espírito crítico e o desenvolvimento pessoal e autónomo.

Jornal Escolar "EsPassos"

Este Jornal pretende ser um veículo de divulgação do Projeto Educativo do Agrupamento e promover a elaboração de textos jornalísticos pelos alunos em contextos reais.

O 1.º número foi publicado no dia 9 de janeiro de 2019 (data do aniversário da Escola e do Agrupamento Passos Manuel). Entretanto, outras edições se seguiram.

Aqui pode aceder a este Jornal em formato online, ler todos os números já publicados e ainda outras notícias.

Aqui pode aceder diretamente ao último número deste Jornal –   EsPassos Ano 3 Nº 2 JUL 2023

INCLUD-ED - Comunidade de Aprendizagem

O INCLUD-ED é um projeto de investigação coordenado pela CREA – Community of Research in Excellence for All da Universidade de Barcelona que visa a promoção do sucesso educativo.

Com base em evidências científicas, afirma que TODOS têm o direito de desfrutar de oportunidades iguais, aprender o máximo e obter os melhores resultados.

Desde o ano letivo 2019/20, o Agrupamento Passos Manuel,  passou a integrar a rede de escolas INCLUD-ED espalhada pelo mundo.

Este projeto propõe a transformação da Escola numa Comunidade de Aprendizagem.

Essa transformação inclui TODOS aqueles que, de forma direta ou indireta, influenciam na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos, entre eles professores, familiares, assistentes operacionais, amigos, pessoas do bairro, membros de associações, etc..

O foco central desta transformação está na perspetiva dialógica da aprendizagem, na qual TODOS participam e interagem de forma igualitária, respeitando a inteligência cultural de cada um, criando sentido para a aprendizagem e fomentando relações mais solidárias.

Consulte aqui a nova plataforma das Comunidades de Aprendizagem em Portugal.

Para saber mais sobre este projeto, clique aqui

Clube da Cidadania Horta Pedagógica

Academia UBUNTU

A palavra UBUNTU é uma combinação de duas palavras: “Ntu” que significa “pessoa” e “Ubu”  que significa “tornando-se” .
O método Ubuntu leva ao desenvolvimento central de cinco competências principais, básicas para o desenvolvimento humano: tornar-se uma pessoa. A primeira fase centra-se nas competências pessoais [Autoconhecimento, Autoconfiança e Resiliência ], a segunda fase melhora as competências sociais e relacionais [Empatia e Serviço].

Para saber mais…

Passos… para uma Escola Intercultural

Este projeto, financiado pelo FAMI (Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração), visa envolver toda a comunidade educativa na transformação da escola, assumindo a diversidade intercultural como fonte de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e coletivo. Pode consultá-lo aqui.