Academia Lixo Zero

Considerando as ameaças globais ao ambiente, é urgente agir e agir consistentemente, semeando conhecimento, valores e consciência de responsabilidade partilhada no que toca à garantia da qualidade de vida para as gerações vindouras. 

A Academia Lixo Zero convoca todos a assumir uma pegada ecológica positiva no seu percurso pessoal e coletivo e criar pontes de cooperação entre si. Pretende-se implementar e disseminar medidas Lixo Zero, preparando e fomentando a transição da Escola e Comunidade nesse processo.

A Academia assume-se como um projeto de transformação comunitária com base na educação, tomando como pilar de irradiação de mudança a Escola e os processos pedagógicos nas suas mais variadas formas.

Procura valorizar o contacto relacional, desde a educação formal à troca informal de experiências, ou partilha e aprendizagem no seio da comunidade, da família, com vizinhos, entre culturas ou na interação intergeracional. É na partilha e aproximação da comunidade, criando redes de interação colaborativas, que se identificam formas de resolução de problemas comuns. Problemas que nos afetam a todos devem ser resolvidos por todos. 

As ameaças que hoje se nos apresentam como eminentes e de grande impacto negativo para a qualidade de vida são fruto de décadas de desconexão, de exploração e consumo sem qualquer noção de interdependência dos ecossistemas.

Este é um projeto promovido pela Zero Waste Lab, em parceria com Associação de Pais e Educadores da Escola Maria Barroso e o Agrupamento de Escolas Passos Manuel, com o apoio do Programa BIPZIP da Câmara Municipal de Lisboa. Muito outros parceiros já se juntaram a nós.

Mais informação aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *