O INCLUD-ED é um projeto de investigação coordenado pela CREA – Community of Research in Excellence for All da Universidade de Barcelona que visa a promoção do sucesso educativo.
Com base em evidências científicas, afirma que TODOS têm o direito de desfrutar de oportunidades iguais, aprender o máximo e obter os melhores resultados.
Desde o ano letivo 2019/20, o Agrupamento Passos Manuel, passou a integrar a rede de escolas INCLUD-ED espalhada pelo mundo.
COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM
Este projeto propõe a transformação da Escola numa Comunidade de Aprendizagem.
Essa transformação inclui TODOS aqueles que, de forma direta ou indireta, influenciam na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos, entre eles professores, familiares, assistentes operacionais, amigos, pessoas do bairro, membros de associações, etc..
O foco central desta transformação está na perspetiva dialógica da aprendizagem, na qual TODOS participam e interagem de forma igualitária, respeitando a inteligência cultural de cada um, criando sentido para a aprendizagem e fomentando relações mais solidárias.
AÇÕES EDUCATIVAS DE SUCESSO
As Comunidades de Aprendizagem têm por base a implementação de um conjunto de Ações Educativas de Sucesso (AES):
- Grupos interativos
- Tertúlias Literárias Dialógicas
- Formação de Familiares
- Participação Educativa da Comunidade
- Modelo Dialógico de Prevenção e Resolução de Conflitos
- Formação Pedagógica Dialógica de Professores
- Biblioteca Tutorada
As AES têm origem na escola, mas visam sempre a articulação com as famílias e a integração de toda a comunidade.
Possuem uma característica muito interessante: independentemente do contexto em que sejam implementadas, têm a mais-valia de serem transferíveis para qualquer escola ou comunidade.
FASES DE TRANSFORMAÇÃO
A transformação da Escola em Comunidade de aprendizagem obedece a várias fases:
1- Sensibilização: Formação científica de toda a comunidade envolvida no processo educacional.
2- Tomada de decisão: É quando se toma a decisão definitiva: a escola vai transformar-se numa Comunidade de Aprendizagem. É uma decisão que exige diálogo, consenso e compromisso.
3- Sonho: Toda a comunidade educativa idealiza a escola que pretende construir.
4- Seleção de prioridades: É quando se decidem quais são as prioridades mais urgentes, os sonhos mais relevantes e compartilhados por toda a comunidade.
5- Planeamento: É o momento de transformar o sonho em realidade. São formadas comissões mistas de trabalho que tornarão possível o que a comunidade idealizou, através das Ações Educativas de Êxito.
QUEREMOS TRANSFORMAR A NOSSA ESCOLA NUMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM
Os docentes das escolas das Gaivotas e Padre Abel Varzim já iniciaram a formação organizada pela Direção-Geral da Educação e, não obstante as limitações provocadas pela pandemia COVID-19, começaram a dar os primeiros passos na preparação desta grande aventura para a qual precisamos da participação de TODOS.
Na secção de notícias do nosso site, iremos publicando notícias sobre a evolução do projeto. Fiquem atentos!
Para saber mais sobre este projeto, clique aqui