Clube da cidadania Horta Pedagógica

Este projeto vai desenvolver-se no âmbito do Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas Passos Manuel. As atividades irão desenvolver-se entre o mês de setembro e o final do ano letivo.

Através da exploração e descoberta de atividades inerentes a uma “horta pedagógica” pretende-se estimular a cooperação, autonomia e criatividade dos alunos e sensibilizá-los para a importância da educação alimentar e ambiental.

A Escola: um universo simbólico

O edifício da escola sede do Agrupamento Passos Manuel, Liceu Passos Manuel, por ser grande, torna difícil a compreensão do seu espaço. Quem chega perde-se. E se a ideia de nos perdermos pode ser aventura e, por isso, coisa desafiadora e boa, é também, para quem chega pela primeira vez, motivo de ansiedade e de medos. E se “a escola é minha” eu não me posso perder e tenho de saber percorrer todo o seu espaço sem hesitações e com confiança.

A escola Passos Manuel é também uma escola multicultural que deseja ser inclusiva, ou seja, que deseja acolher cada um e cada uma nas suas diferenças e com as suas diferenças. Incluir é acrescentar. Juntar a uma visão todas as visões do mundo, a um sonho todos os sonhos do mundo, a um símbolo todos os símbolos do mundo.

A escola Passos Manuel precisava de uma sinalética (conjunto de sinais) do seu espaço que todos percebessem e para que ninguém se perdesse.

Este era o desafio: como criar uma sinalética que se dirigisse a cada um e a todos? Um conjunto de sinais que não transportasse consigo um único sentido e um exercício de poder na comunicação que iria estabelecer-se através deles? Uma sinalética que cada um com as suas diferenças pudesse vir a integrar?

Eu tinha duas opções: símbolos ou signos? Design gráfico ou pintura?

E pensei:

Uma ilustração gráfica de interpretação rápida, pronta a consumir, reduz o espectador a um mero utilizador dum espaço público que pode nunca vir a pertencer-lhe. Os símbolos gráficos de, por exemplo, sinais de trânsito ou elevadores de um centro comercial têm, unicamente, uma função utilitária e branqueia todas as nossas diferenças. O que importa é chegar rapidamente a todos como se todos fossem um. Perante um sinal de Stop, portugueses, nigerianos, japoneses, nepaleses, franceses, etc., sabem, de imediato, que devem parar. Por outro lado, um símbolo / sinal gráfico ilustra, claramente, uma relação de poder na comunicação. Quem o desenhou e determinou obriga todos a uma descodificação rápida e única do sinal apresentado.

Depois, pensei na função da arte no desenvolvimento da consciência humana (como diz o John Berger) e no poder das imagens sobre o desenvolvimento do pensamento.

E pensei na Escola – lugar de pensamento, signos, símbolos, interpretações, viagens e peregrinações. Lugar onde a lua é marés, eclipse, metáforas.

Depois, foi fácil concluir:

Uma interpretação visual  que não dê lugar às diferentes viagens da imaginação não se coaduna com o universo simbólico que uma escola transporta.

Terá de ser uma sinalética, um conjunto de sinais, que seja simultaneamente um exercício da imaginação, da reflexão e da memória. Um exercício para o qual cada um traz o seu mundo, todas as sua possibilidades, todas as suas visões.

E foi esta a minha opção: que a imaginação, a reflexão e o exercício da memória não se percam e que o sinal transporte sempre consigo a força do signo.

sala de aula = céu

O que diz a tua imaginação?

Que conclusões tiras com a tua reflexão sobre “sala de aula” e “céu” poderem estar associados?

 

 De: Ana Carla R. G.

 

Há Ciência no Passos! - Ciência em Construção

Na sociedade atual é fulcral aprender ciência através de uma abordagem baseada na curiosidade, na pesquisa, na estruturação de uma investigação e na experimentação – etapas que permitem conhecer o mundo, tomar decisões e agir sobre este de forma mais consciente, responsável, cooperante e informada.

É, a partir desta realidade e necessidades inerentes, e do reconhecimento do papel da literacia científica na construção de uma cidadania mais plena e apostada na inclusão social, que nos propomos promover, no nosso Agrupamento, o projeto Há Ciência no Passos!, numa perspetiva horizontal e vertical, interdisciplinar e transdisciplinar, com o envolvimento de múltiplos atores da comunidade educativa e  de diversas entidades parceiras.

O projeto Há Ciência no Passos! divide-se em três eixos de intervenção que se articulam entre si. Abrange alunos do ensino pré-escolar, dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, implicando a existência de parcerias formais e informais com diferentes entidades externas

As atividades a desenvolver serão promovidas em todas as escolas que integram o Agrupamento, quer em sala de aula, quer em diversos espaços da escola ou áreas circundantes: pátios, biblioteca, centro de recursos, auditório, laboratórios, horta pedagógica, jardins, parques da cidade, autarquias, museus, entre outros.

Serão ainda desenvolvidas atividades nos espaços das entidades parceiras e realizadas saídas de campo e visitas de estudo com maior alcance geográfico.

Projeto “Nós Propomos”– 2019/2020

A Escola Básica e Secundária Passos Manuel  vai, de novo, participar  neste projeto promovido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/IGOT-ULisboa, que já vai na sua 9ª edição.

O projeto envolve escolas de todo o país, continente e ilhas. Está a ser desenvolvido, também, em escolas de outros países, como é o caso de Espanha, Brasil, Peru e Chile.

No ano letivo em curso participam duas turmas: 11ºC – Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades e 11ºF – Curso Profissional Técnico de Turismo.

No site – http://nospropomos2016.weebly.com/ – pode  acompanhar o  trabalho que vier a ser realizado durante este ano, bem como o realizado nas edições anteriores .

 

Ver Regulamento e Folheto

Clube Ciência

O Clube de Ciência pretende ser um espaço aberto de liberdade e criatividade, promovendo o desenvolvimento de competências-chave, tais como pensamento crítico, resolução de problemas, resiliência e comunicação.

As competências-chave e os perfis educativos terão que ser reajuastados às profissões STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics) do futuro.

A forma de funcionamento do clube prevê diferentes modalidades: laboratórios/oficinas em horário fixo e palestras/debates, roteiros/visitas de estudo e workshops em horários a agendar mediante inscrição.

Para saber mais…

“Let's build a bridge between generations“

Este projeto, que representa uma parceria entre cinco países (Portugal, Polónia, Bulgária, Chipre e Turquia), celebra uma amizade crescente e uma cooperação nascida de muitas horas de comunicação.

GENERATIONS, o acrónimo do projeto, que tem como prioridade o valor social e educativo da herança cultural, numa dimensão europeia, promove a criação de uma rede de cooperação entre jovens e seniores, que poderá ser uma mais-valia para ambas as gerações.

É nossa convicção que a aprendizagem mútua pode oferecer oportunidades de inclusão social e de desenvolvimento contínuo de pessoas de todas as idades com diferentes aptidões e competências.

Os projetos de dimensão social e humana, como este, implicam cidadania ativa, forte espírito de iniciativa, interação com a comunidade e adaptação ao contexto local.

Para saber mais…

Academia UBUNTU

A palavra UBUNTU é uma combinação de duas palavras: “Ntu” que significa “pessoa” e “Ubu”  que significa “tornando-se” .
O método Ubuntu leva ao desenvolvimento central de cinco competências principais, básicas para o desenvolvimento humano: tornar-se uma pessoa. A primeira fase centra-se nas competências pessoais [Autoconhecimento, Autoconfiança e Resiliência ], a segunda fase melhora as competências sociais e relacionais [Empatia e Serviço].

Para saber mais…

Passos… para uma Escola Intercultural

Este projeto, financiado pelo FAMI (Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração), visa envolver toda a comunidade educativa na transformação da escola, assumindo a diversidade intercultural como fonte de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e coletivo. Pode consultá-lo aqui.

Jornal Escolar "EsPassos"

O 1º número saiu no dia 9 de janeiro de 2019 (data do aniversário da Escola e do Agrupamento Passos Manuel).

Este Jornal pretende ser um veículo de divulgação do Projeto Educativo do Agrupamento e promover a elaboração de textos jornalísticos pelos alunos em contextos reais.

Ler a 1ª edição.

Ler a 2ª edição

Ler a 3ª edição

BE/CRE

O Projeto BE/CRE envolve a dinamização das duas bibliotecas escolares do nosso Agrupamento: a Biblioteca Escolar Inês Cosme (na EBS Passos Manuel) e a Biblioteca Escolar Helena Vaz da Silva (na EB1 das Gaivotas).

As atividades desenvolvidas pelas duas professoras bibliotecárias visam o apoio, de um modo geral, às atividades curriculares dos alunos.  Pretendem, ainda, incentivar a formação de leitores e produtores de conhecimento, a promoção da igualdade de oportunidades no acesso à informação, a promoção da criatividade e do espírito crítico e o desenvolvimento pessoal e autónomo.