Projeto “Nós Propomos”– 2019/2020

A Escola Básica e Secundária Passos Manuel  vai, de novo, participar  neste projeto  promovido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/IGOT-ULisboa,  que já vai na sua 9ª edição.

Este projeto envolve escolas de todo o país, do continente às ilhas, e também já está a ser desenvolvido em escolas de outros países, como é o caso de Espanha, Brasil, Peru e Chile.

Este ano letivo participam duas  turmas: 11ºC  – Curso Científico- Humanístico de Línguas e Humanidades e 11ºF – Curso Profissional Técnico de Turismo.

No site  – http://nospropomos2016.weebly.com/ – pode  acompanhar o  trabalho que vier a ser realizado durante este ano, bem como o realizado nas edições anteriores .

 

Ver Regulamento e Folheto

Clube Ciência

O Clube de Ciência pretende ser um espaço aberto de liberdade e criatividade, promovendo o desenvolvimento de competências-chave, tais como pensamento crítico, resolução de problemas, resiliência e comunicação.

As competências-chave e os perfis educativos terão que ser reajuastados às profissões STEM ( Science, Technology, Engineering e Mathematics) do futuro.

A forma de funcionamento do clube prevê diferentes modalidades: laboratórios/oficinas em horário fixo e palestras/debates, roteiros/visitas de estudo e workshops em horários a agendar mediante inscrição.

Para saber mais…

“Let's build a bridge between generations“

Este projeto, que representa uma parceria entre 5 países (Portugal, Polónia, Bulgária, Chipre e Turquia), celebra uma amizade crescente e uma cooperação nascida de muitas horas de comunicação.

GENERATIONS, o acrónimo do projeto, que tem como prioridade o valor social e educativo da herança cultural, numa dimensão europeia, promove a criação de uma rede de cooperação entre jovens e seniores, que poderá ser uma mais-valia para ambas as gerações.

É nossa convicção que a aprendizagem mútua pode oferecer oportunidades de inclusão social e de desenvolvimento contínuo de pessoas de todas as idades com diferentes aptidões e competências.

Os projetos de dimensão social e humana, como este, implicam cidadania ativa, forte espírito de iniciativa, interação com a comunidade e adaptação ao contexto local.

Para saber mais…

Academia UBUNTU

A palavra UBUNTU é uma combinação de duas palavras: “Ntu” que significa “pessoa” e “Ubu”  que significa “tornando-se” .
O método Ubuntu leva ao desenvolvimento central de cinco competências principais, básicas para o desenvolvimento humano: tornar-se uma pessoa. A primeira fase centra-se nas competências pessoais [ Autoconhecimento, Autoconfiança e Resiliência ], a segunda fase melhora as competências sociais e relacionais [ Empatia e Serviço ].

Para saber mais…

Passos… para uma Escola Intercultural

Este projeto financiado pelo FAMI (Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração) visa envolver toda a comunidade educativa na transformação da escola, assumindo a diversidade intercultural como fonte de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e coletivo. Pode consultá-lo aqui.

Jornal Escolar "EsPassos"

O 1º número saiu no dia 9 de janeiro de 2019 (data do aniversário da Escola e do Agrupamento Passos Manuel).

Este Jornal pretende ser um veículo de divulgação do Projeto Educativo do Agrupamento e promover a elaboração de textos jornalísticos pelos alunos em contextos reais.

Ler a 1ª edição.

Ler a 2ª edição

BE/CRE

O Projeto BE/CRE envolve a dinamização das duas bibliotecas escolares do nosso Agrupamento: a Biblioteca Escolar Inês Cosme (na EBS Passos Manuel) e a Biblioteca Escolar Helena Vaz da Silva (na EB1 das Gaivotas).

As atividades desenvolvidas pelas duas professoras bibliotecárias visam o apoio às atividades curriculares dos alunos, a formação de leitores e produtores de conhecimento, a promoção da igualdade de oportunidades no acesso à informação, a promoção da criatividade e do espírito crítico e o desenvolvimento pessoal e autónomo.