A turma do 8ºB participou como turma piloto no Projeto PFASE (Partnerships for Science Education) com a Associação PRP (Prevenção Rodoviária Portuguesa), relativo à mobilidade sustentável, na disciplina de Ciências Naturais.
O intuito foi enriquecer a educação nas áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) com tópicos de saúde pública. Existiu articulação com as disciplinas de FQ, EV, M e CIDES.
O Projeto foi um sucesso ao longo do ano letivo e culminou com a apresentação do projeto a toda a comunidade escolar.
Os alunos identificaram e seguiram os diferentes passos do método científico, realizando um trabalho de investigação relativo à mobilidade sustentável. Aplicaram um questionário ao pessoal docente, não docente e alunos, tendo participado 116 pessoas.
Os resultados e conclusões foram apresentados a toda a comunidade educativa, incluindo profissionais da PRP e Encarregados de Educação (consultar resultados do estudo).
Com este projeto descobriu-se que, na nossa escola, a forma de deslocação no percurso casa-escola-casa é realizada maioritariamente de transportes públicos, a pé e de carro, numa definição de mobilidade integrada.
Uma vez que as crianças e os jovens são dos mais afetados pelos impactos negativos associados ao trânsito, os alunos refletiram sobre a interação entre a sustentabilidade e a mobilidade. Os alunos apresentaram sugestões a várias entidades e mapas com as melhores rotas de bicicleta/trotineta e a pé para a escola, para ajudar na mudança do comportamento individual, para uma mobilidade mais sustentável.