O Projeto Science Starts at School configura uma candidatura Erasmus + 2017-1-PT01-KA201-035823 lançada pela rede de Centros de Formação Malha Atlântica em parceria com a Universidade Nova/ITQB juntando escolas de Portugal, República Checa, Finlândia e Itália.
Na fase inicial de lançamento da candidatura, a professora Mónica O. realizou diversas entrevistas, prestando apoio ao CFCM na construção e na contextualização da candidatura do Projeto dando algumas pistas para o plano de ação subsequente, sendo uma das formadoras da bolsa de formadores responsável pela replicação do modelo que ajudou também a construir, de formação de professores.
Neste projeto, o principal objetivo prende-se com a promoção do Ensino Experimental das Ciências em sala de aula, desenvolvendo novas abordagens e novas ferramentas acessíveis aos professores que ensinam Ciências.
Numa 1ª fase (2017/2018), este projeto implicou formação de professores formadores, em contacto com professores de diversas nacionalidades seguindo a lógica do isomorfismo pedagógico, ensino da ciência em vários cenários e construção de notebooks.
Numa 2ª fase (2018/2019), procedeu-se à replicação a nível nacional/local do modelo com a implementação no terreno de ações de formação (com 25 horas cada) aplicadas com diversas variantes às necessidades dos agrupamentos afetos a cada centro.
No dia 24 Janeiro, decorreu no Centro Cultural de Cascais o evento de encerramento do Projeto contando com a presença de representantes da DGESTE que alegaram total disponibilidade para futuros Projetos de Ciência STEM e STEAM, da Câmara de Cascais e todos os diretores dos centros de formação e os diretores de escolas afetas incluindo a presença do diretor do nosso Agrupamento.
Neste evento com acreditação, o programa incluiu a contextualização do Projeto e a partilha de práticas internacionais com o visionamento de vídeos e partilha de práticas nacionais onde foram ouvidos diversos testemunhos na 1.ª pessoa contando com a apresentação de trabalhos dos formandos por parte da bolsa de formadores.
Um destes testemunhos foi dado pela professora Mónica O. do Agrupamento de Escola Passos Manuel e pelo professor Luís R. do Agrupamento de Escolas do Restelo. Estes dois professores, em estreita cooperação, dinamizaram uma ação formação, entre outubro e janeiro do ano letivo em curso, na escola Josefa D’ Óbidos .
Deixe um comentário