Este ano letivo, nas AEC da Escola Luísa Ducla Soares, estamos a trabalhar sob a forma de projetos/módulos, numa busca de tornar, cada vez mais, estes momentos lúdicos e produtivos.
Procuramos fomentar o trabalho de grupo, espírito de equipa e articulando com os titulares, usar a aprendizagem e conhecimento de formas práticas e divertidas, debruçando-nos, principalmente, pela via artística, um ótimo complemento, quer pela criatividade, quer pela exploração e aprendizagem do trabalho físico, musical e plástico, reforçando com o condicionamento físico.
O trabalho por projetos/módulos, leva-nos a criar um objetivo e a realizá-lo, sentindo, desta forma, o início, o durante e o finalizar do projeto, enquanto grupo, materializando-o como apresentação teatral, ilustração, coreografia, coro, etc..
Com este tipo de dinâmica, os professores de AEC trabalham também em conjunto entre si, uma vez que os projetos envolvem todas as turmas sob uma temática, sabendo todos o que cada um está a trabalhar, já que os trabalhos são desenvolvidos como partes de um todo.
Por exemplo, para o fim do 1.º período, preparámos uma homenagem à madrinha da nossa escola, a escritora Luísa Ducla Soares, baseando-nos nas suas histórias e em algumas passagens da sua vida, culminando numa apresentação em que um coro cantava, um grupo representava, outro dançava e ainda se ilustraram quadros inspirados nos desenhos de livros da autora.
O resultado foi bastante satisfatório e divertido, e as crianças sentiram que aquele percurso que estavam a trabalhar em conjunto serviu para aquele momento final, com muita emoção e gratidão.
Claro está, que esta apresentação, ao contrário do que desejaríamos, não foi partilhada com o público que pretendíamos, nem a madrinha pudemos convidar, devido às medidas impostas pela DGS, acabando por ser uma apresentação para “consumo interno”.
Esta maldita malapata que nos assolou a todos, faz cada vez mais parte do nosso dia a dia, mas não nos iremos limitar por causa disso, será sempre mais interessante e desafiante adaptar o que queremos desenvolver do que não o fazer de todo.
Este primeiro período estivemos a aprender e a testar esta configuração das AEC, e assim iremos continuar, corrigindo e melhorando, envolvendo a comunidade escolar nas várias iniciativas.
Em 2021 vêm aí mais projetos 😉
Dia 6 de janeiro, cantaremos com as crianças as Janeiras, para os nossos vizinhos dos prédios que nos veem e nos ouvem todos os dias.
Um bom 2021 a todos!