Visita de Estudo às Grutas de Mira de Aire e ao Centro de Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio

No dia 11 de dezembro, todas as turmas do 8º ano realizaram uma visita de estudo às Grutas de Mira de Aire e ao Centro de Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio, no âmbito do Projeto Ciência Viva e dinamizada pelas disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química.

Nas Grutas de Mira de Aire, através de uma visita guiada, os alunos tiveram oportunidade de conhecer o enquadramento geológico e geomorfológico da região, tal como o historial das grutas e o processo de formação das mesmas.

No Centro de Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio, os alunos passaram pelo Geódromo, onde fizeram uma viagem pelas origens da nascente do rio Alviela, passando pelas profundezas do Maciço Calcário Estremenho e recuando 175 milhões de anos.

No Carso, os alunos visualizaram um filme 3D que os levou, de novo, para uma viagem desde os confins do sistema solar até à nascente do Alviela.

Na sala do Quiroptário perceberam como a ciência ajuda a desmistificar alguns mitos e crenças que ainda hoje subsistem, através de módulos interativos que lhes permitiram colocarem-se “na pele” de um morcego.

Por último, os alunos tiveram oportunidade de efetuar a atividade experimental “Tudo numa gota de Água”, em que foram realizadas análises de alguns parâmetros físicos, químicos e bacteriológicos da água da nascente do rio Alviela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.